sábado, 21 de maio de 2011

Primeira semana em Chimoio

 Despedida no aeroporto, amo vocês galera!!

O caminho de poeira dourada...

Tornando o lugar habitável

Crianças da Escolinha: Centro Aberto Nhamatsane (CAN)

Primeira visita à escolinha CAN

Jurando que era uma folhinha, ficou bravo quando foi descoberto. 


     Depois de quase uma semana em Chimoio, sem muito o que fazer além de esperar, chegou o dia de tomar rumo ao destino final: CHIMOIO. Às 17 horas do sábado (14/05) zarpamos navegando em terras desconhecidas até chegarmos a Inchope na manhã do dia seguinte. A trajeto de Inchope a Chimoio, mais especificamente a Nhamatsane, não foi assim tão simples, tinhamos muita bagagem e estávamos completamente vulneráveis a qualquer malfeitor que quisesse se aproveitar de "musungos" que não conhecem nada sobre a área deles, o que nos deixou num nível de estresse muito elevado. Felizmente temos sempre um Deus maravilhoso que está conosco nos guardando, nos guiando e nos protegendo 24 horas por dia.

     De chapa, transporte local, chegamos, ou melhor: fomos despejados num lugar que nos disseram ficar perto da escola Formigas do Futuro. Nos explicaram como chegar e a nós nos restou acreditar e ir orando até o local indicado esperando que realmente fosse o projeto e não um outro lugar qualquer... Com 2 malas e uma mochila cada, andamos por volta de 500 metros em uma via composta por uma poeira abundante, não muito pior que a de Águas Claras, finalmente chegamos à ADPP de Nhamatsane, o lugar onde estamos alojados. Já em nosso destino final restou limpar a rústica, porém aconhegante, acomodação na qual devemos repousar nos próximos 6 meses.

     Na segunda-feira fomos ao projeto no qual hemos de trabalhar. Escola Primária Formigas do Futuro é um estabelecimento de ensino direcionado a crianças vulneráveis: órfãos de pai e/ou mãe e crianças que vivem em sitação de extrema pobreza. Conhecemos a escola. Visitamos todas as salas, conhecemos os alunos com quem iremos trabalhar, dando aulas de inglês, de reforço em todas as matérias, aconselhando, visitando os lares, recebendo aulas de dialeto, dando aulas de cultura, entre muitas outras coisas. Na mesma segunda-feira já recebemos a visita de pessoas da própria comunidade que também têm seus projetos com crianças pedindo algun tipo de colaboração. Parece que já estávamos sendo esperados há muito... A gente faz o que  pode, mas em 6 meses eu tenho certeza de que muito podemos fazer.

     Essa foi uma semana de adaptação. Clima, lugar, a comida, as pessoas, os costumes, a língua que apesar de ser também o português tem tantas características próprias, as crianças da escola e da comunidade que já nos conhecem. Há muito o que se fazer por aqui, e eu estou feliz com esse desafio que está diante de mim de passar 6 meses na África e não somente passar, mas trazer algo que possa diferenciar a vida dessas pessoas, impactá-las de uma maneira positiva, não somente a vida delas, a minha também. Alguma sugestão? Novamente obrigado a todos vocês que têm estado ao meu lado mesmo a uma distância tão grande, espero poder contar sempre com o apoio e orações de todos. Sem vocês eu não estaria aqui, estamos nessa juntos!

Com carinho,

Danillo Arraes.

PS: Pretendo mandar notícias com mais frequências aqui da África, estejam sempre acessando o blog e mandando notícias daí também!

7 comentários:

  1. Oi filhão,
    Tenha a certeza de que sempre te apoiaremos.
    Estou muito feliz por vc estar realizando seu sonho.
    Já estou com muita saudade.
    Te amo demais filho.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. hoje eu chorei de saudade... :/
    porque a gente ama tanto as pessoas, né? :X
    piaaaaamo (L)
    masss, eu to muito feliz que tá tudo dando certo, e vai continuar dando! :D
    to orando sempre por vc!
    e eu não preciso dizer que te amo mais né?
    beeeeijo, piamo! manda notícias seeempre! :)

    ResponderExcluir
  3. Aeh mlke, finalmente. Boa sorte e tudo de bom pra vc. Todo mundo orando mto por vc. Abração

    ResponderExcluir
  4. Saudade é uma coisa que não tem medida, é um vazio que a gente só pode preencher com a lembrança, é que lembranças né Dillo.força dos bons deve ser usada para benefício de todos.
    voce e bom... Deus vai te hora muito.
    Seja fiel nas pequenas coisas, que nas grandes Deus te colocara.
    A árvore não prova a doçura dos próprios frutos; o rio não bebe suas próprias ondas; as nuvens não despejam água sobre si mesmas. A força dos bons deve ser usada para benefício de todos.
    "Seja fiel nas pequenas coisas porque é nelas que mora a sua força."

    ResponderExcluir
  5. Lindas palavras Ruth...

    ResponderExcluir
  6. Ficou nefoço foi??? kkkkk

    Piamo volta logo!!!

    Você é meu 'musungo' favorito

    Te amo por demais.

    Beijooos

    Dany (Prima)

    ResponderExcluir
  7. Oi, galera! Obrigado pelas palavras de apoio e de incentivo e de amor! Amo a todos vocês. Prometo que em breve eu posto algumas novidades, estou cheio delas, abraços!

    ResponderExcluir